sexta-feira, agosto 25, 2006

Clipe Intervenção estimula surgimento de independentes

por Lenissa Lenza
do Cubo Card



convite para o set de filmagem

O Audiovisual independente está mostrando mesmo a sua cara. Após firmar parcerias com o Espaço Cubo através do clipe "Cachaça" e por último, a 1º SEDA - Semana do Audiovisual (a ser realizada em novembro), o cineasta Paulinho Caruso não pára com suas atividades em busca de fomentar o surgimento de produtores audiovisuais independentes.

A história de dirigir videoclipes de bandas independentes parece mesmo ter dado certo: Primeiro Banzé (SP) - vencedor de melhor videoclipe independente do VMB 2006, depois Vanguart (MT) - indicado para a mesma categoria, e logo em seguida, Garotas Suecas (SP). Mas mesmo com relativamente poucas produções nessa área "vídeoclíptica", Paulinho já buscou inovar o conceito quando recebeu a proposta da Rock Rocket para fazer um clipe do seu próximo show em São Paulo.

Seria então a vez de produzir um "clipe intervenção", com a interação e participação do público nas captações. "Semana passada o Alan me ligou perguntando se eu queria fazer um clipe do Rock Rocket. Achei estranho, mas depois entendi: Era um clipe ao vivo, sexta feira treze com eles tocando vestidos de múmia. Achei legal, mas pra mim não era tão interessante porque não tinha um roteiro e tal, era só filmar um show. Essa foi a forma que eu arrumei de tornar um clipe ao vivo mais atrativo."

Com uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, tornou-se muito fácil garantir que os simpatizantes do audiovisual iniciassem sua primeira experiência através de um show. Todos os interessados deverão apenas levar uma câmera de qualquer configuração (VHS, Mini-DV, HDV) ou até mesmo um celular. Das captações, Paulinho Caruso fará a edição, finalizando então um vídeo-clipe da banda.

A divulgação do projeto está sendo feita via msn. Parece pouco, mas só por essa via, já foram confirmadas oito pessoas que se interessaram em participar da "brincadeira". O "Clipe intervenção" é uma idéia que tem como sustento base a fomentação de produtores independentes que encontram numa simples diversão, a possibilidade de fazer arte audiovisual.

Um comentário:

renatamar disse...

hummmm interessante!