quarta-feira, novembro 15, 2006

Começou a 1° semana do Audiovisual.

Conceito
por Dawis caldas
Imprensa EC







1° semana do audiovisual



AUDIOVISUAL

SEDA inicia oficinas de cinema

Com o tema Uma câmera na mão. Uma idéia na Cabeça. A perspectiva é difundir produções autorais e independentes no estado, trazendo melhorias para a cena alternativa do cinema.

Com o objetivo de fortalecer o audiovisual, buscando uma integração com o segmento musical e do teatro, na construção de um cenário independente mais sólido, acontece de terça-feira (14) e vai até domingo (19), a 1º Semana do Audiovisual (Seda), no Sesc Arsenal e no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá Lázaro Papazian “Chau” (Misc). O evento é promovido pela Próxima Cena, frente independente do audiovisual do Espaço Cubo, que fomenta a produção autoral do segmento no estado, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Faculdade Afirmativo, Central Única das Favelas (Cufa), Associação Mato-grossense de Áudio/Visual (Amav) e rede de parceiros.

As oficinas tiveram inicio nesta terça-feira, e que conta com 17 alunos divididos em dois grupos, que produzirão dois filmes cada um, desde a sua produção, criação, roteiro e edição, onde serão apresentados domingo, ultimo dia da oficina, no Sesc Arsenal, às 19h com entrada gratuita. Alunos como Vitor Torres, de 20 anos, estudante de publicidade e propaganda na UFMT, que participa da oficina, e vê o Seda como um passo importante para o cinema mato-grossense, “A Semana (Seda) será como um catalisador do audiovisual. Como aconteceu na musica a 4 anos atrás, o audiovisual do Estado vai receber toda a estrutura necessária para a consolidação de uma cena”, disse, que pretende aprofundar mais na fotografia, videoclipes e direção. As oficinas são ministradas pelo Produtor Independente Ótavio Pacheco e Paulinho Caruso, diretor do clipe “doce Ilusão” do Banzé, vencedor do Melhor vídeo clipe independente no VMB 2006, da MTV.

Além das oficinas, haverá hoje, às 19h, no Misc, uma mostra vídeos Independentes, com o Trash – Mostra de Vídeo Independente, de Goiânia. Apresentando 15 curta metragens de diferentes estados brasileiros com a curadoria de Márcio Junior. Quinta-feira quem participa da mostra é o produtor independente Otávio Pacheco (SP), rodando 7 curtas com o tema Experimentos Audiovisuais. Na sexta, é a vez do Produtor Bruno Bini (MT), que com o tema Valorização e Produções Locais, apresentará três curtas. No sábado, tem o Produtor Paulinho Caruso, fazendo uma mostra de videoclipes de banda independentes, ao todo serão nove vídeos, dentre eles o “cachaça” do Vanguart.



Oficinas
por Vitor Torres
Imprensa EC


Começou a Oficina de Cinema.





Paulinho Caruso e Otavio Pacheco ensinando
sobre cinema.


Ontem (14), para a alegria dos aspirantes a produtores de cinema, começou a oficina da primeira semana do audiovisual (SEDA), ministradas pelos produtores independentes de São Paulo, Paulinho Caruso e Otavio Pacheco. A oficina funcionara da seguinte maneira: cada dia de aula será dividido em dois turnos, um teórico e outro prático. Lições de como se fazer cinema independente serão apresentadas pelos professores. A intenção é que quatro curtas sejam produzidos pelos alunos para que possam ser apresentados já nesse domingo(19) no Sesc Arsenal. Os curtas terão duração de no Máximo 3 minutos e tem tema livre. No primeiro dia de aula foram ensinadas técnicas de produção de roteiros e depois de tudo claramente explicado os professores Paulinho e Otavio pediram para que cada aluno, depois de dada teoria, partissem para a prática. Os próprios alunos escolheram os quatro roteiros que deviam ser produzidos. A partir dai turma se dividiu em grupos de no mínimo quatro pessoas e cada um definiu qual função gostaria de desempenhar dentro do curta, direção, direção de arte, direção de fotografia ou produção. Apesar da diversificação dos alunos perante a experiência com audiovisual, a turma pareceu bastante afiada e realmente afim de realizar trabalhos de qualidade. E com a força de vontade que todos parecem estar, alunos e professores, podemos esperar grandes produções de nossos aprendizes.


música
por Simone Ishizuka
Imprensa EC

Shows encerram o primeiro dia de SEDA



Macaco Bong


Céu estrelado, pouco vento, calorzinho familiar, mas muita energia para o primeiro dia de show do SEDA em nossa Hell City. Quem estrelou esse dia foi Ebinho Cardoso Trio, junto a bandas como Lord Crossroad e Macaco Bong.

Sem a companhia dos dois músicos que o acompanham, Ebinho Cardoso, soube bem encantar os presentes com seu baixo de seis cordas e todo o seu talento, abrindo assim, a noite de shows no bar do Neurô.

As bandas Macaco Bong e Lord Crossroad arrebentaram em seus shows e mostraram o que sabem fazer de melhor com seus instrumentos, resultando na animação da galera.
A banda instrumental falou sobre a SEDA e disse ser ela uma espécie de “primeiro passo” para a cena audiovisual independente, já que vídeos independentes com as bandas de MT são exibidos nas mostras ocorridas no SESC Arsenal, um dos eventos da programação.

A banda disse que tem planos de gravar seu primeiro clipe em SP até final do ano. E estão mostrando muita empolgação para isso. Para eles, isso poderá incentivar ainda mais as bandas independentes de MT, e assim, mostrar que é possível sim ter este tipo de trabalho aqui no estado.


Próxima Cena



Nenhum comentário: