quinta-feira, novembro 30, 2006

Vocalista do Ludovic comenta a SEDA

crítica
Vocalista do Ludovic comenta a SEDA

por Jair Naves
especial a Imprensa EC





Realizada entre os dias 14 e 19 de novembro, a primeira edição da Seda - Semana do Audiovisual - marcou uma saudável tentativa de estimular o surgimento de novos artistas no cenário mato-grossense. Para tanto, além de um calendário repleto de atrações das mais variadas espécies nas áreas de vídeo, teatro e música, foi oferecido ao público local a possibilidade de participar de oficinas de cinema com os cineastas Otávio Pacheco e Paulinho Caruso.

Durante alguns dias, a dupla, que já esteve encarregada de videoclipes de bandas como Sepultura, Vanguart e Banzé, mostrou à turma suas primeiras experiências na área e ensinou aos alunos noções básicas de cada uma das etapas do processo de realização de um filme, como roteiro, produção, direção e edição. O resultado foram quatro curtas produzidos pelas turmas durante a Seda e exibidos no último dia de aula:

"A Espera", que nos mostra toda a angústia da protagonista por uma misteriosa visita masculina; "Horário de Verão", uma comédia de cotidiano baseada nas confusões causadas pelas repentinas mudanças no relógio de uma casa; "Pacheco", que enfoca de forma sensível o despertar da veia artística de uma alguém que vive à margem da sociedade; e, por fim, "A Cruzada", cujo tema central é a perseguição a um assaltante pelas ruas de Cuiabá.

Por se tratarem de filmes feitos em pouquíssimo tempo e sem nenhum orçamento, uma característica comum a todos eles é a estética crua das produções "low-fi". Evidentemente, como é comum a quase todos trabalhos de estréia, os curtas carregam consigo uma certa ingenuidade e uma falta de cuidado com elementos básicos da cinematografia, algo que só o tempo e os próximos trabalhos desses futuros diretores poderão lhes dar.

Ainda assim, há que se ressaltar o quão positivo e válido foi o resultado, que chega a surpreender os espectadores em seus melhores momentos (como no hilário desfecho de "A Cruzada" e no belo trabalho de câmera de "Pacheco"). Fica a torcida para que esses jovens artistas aprendam com os erros dessa primeira experiência, continuem produzindo e que já na próxima edição da Seda nos presenteiem com seus novos filmes.

*Jair Naves é jornalista e crítico de cinema, além de ser vocalista do Ludovic. Ele esteve em Cuiabá e participou das Mostras e do Seminário na 1ª SEDA – Semana do Audiovisual.

Nenhum comentário: