terça-feira, março 27, 2007

Audiovisual mais presente nas comunidades carentes

por Thiago Dezan
Do Próxima Cena

Durante a ultima semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro aconteceu uma oficina com 12 jovens dos bairros São Gonçalo Beira Rio e Parque Geórgia, na qual eles aprenderam a fazer um documentário, a oficina foi ministrada por Cláudio Dias e Gilson Costa nos Centros Culturais dos respectivos bairros.

O resultado dessa oficina pôde ser conferido anteontem no Parque Georgia, onde ocorreu a exposição do documentário, de 25 minutos, “A gente só tá fazendo um documentário...” por eles produzido, em que se pode observar o dia-a-dia desses jovens, os problemas de seus bairros e as várias formas de preconceito que sofrem, por morar em um lugar considerado distante e sem valor pela maioria da população.

A mostra do vídeo atraiu uma grande quantidade de moradores da região, que ficaram visivelmente satisfeitos com o resultado, antes e depois da mostra aconteceram encenações teatrais com as crianças locais, o documentário também será exibido nas escolas públicas da região.

Segundo Cláudio Dias, além de formar a “gurizada” a oficina teve o intuito de mostrar como o audiovisual é uma linguagem que interage com a realidade e como pode ser usado pela mídia para manipular a opinião pública.

A oficina fez parte do projeto Caldo da Cultura e foi patrocinado pela lei federal de incentivo à cultura.

Nenhum comentário: