sábado, dezembro 15, 2007

Semana do Audiovisual tem início hoje!


Christian Caelli, o oficineiro


Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça. Glauber Rocha bem que tentou, mas a máxima mais memorável deste que foi um gênio do cinema novo nacional só encontrou terreno fértil de produção em sua dimensão plena operacional nestes novos tempos de tecnologia digital.

Pelo menos é o que acredita Christian Caselli (KZL), curta-metragista convidado para ministrar as oficinas da segunda Semana do Audiovisual (SEDA), que começa neste sábado, a partir das 08h, no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc).

Caselli é uma espécie de franco experimentador da nova era digital no que cerca ao setor cinematográfico e defensor convicto do lema “faça você mesmo”.

Diretor de mais de dez curtas-metragens dirigidos, roteirizados e editados por ele mesmo, KZL, de 33 anos, é considerado entre críticos e curta-metragistas um dos mais criativos criadores do curta brasileiro. A ironia de sua obra já pode ser percebida em títulos como “Isso não é um título” ou “Testículos”, “mas inclui todo um jeito de fugir da maneira usual de articular imagens, sons e temas”, conforme crítica publicada no site Divirta-se.

Em sua segunda passagem por Cuiabá - a primeira foi durante o Calango In Vídeo, em agosto - o cineasta ministrará seis dias de oficinas, abordando desde conceitos básicos da técnica cinematográfica à prática do “faça você mesmo”, através do uso dos recursos possibilitados pela tecnologia digital.

Nenhum comentário: