quarta-feira, maio 07, 2008

Plano Aberto

O Paradoxo da Espera do Ônibus

Thiago Dezan
Próxima Cena





O Paradoxo me surpreendeu, nunca tinha ouvido falar em Filme Cíclico, em Desenho Desanimado e em Christian Caselli.

Depois de assistirmos vários vídeos do cara no youtube, foi decidido que ele viria pro Calango in Vídeo. Quando o conhecemos, descobrimos logo que ele era a pessoa certa pra ministrar tanto a oficina no Calango, quando a da 2º SEDA- Semana do Audiovisual.

Caselli virou parceiro pois compartilhamos a mesma linha de raciocínio, no que tange a palavra independente ou “faça você mesmo” e ainda, na filosofia do “softwere livre”. Ele jamais deixaria de disponibilizar um vídeo, muito menos deixaria de fazer um deles por falta de recursos ou de pessoal (vide Cinco Poemas Concretos).

Voltando ao Paradoxo, Christian foi mais perspicaz que uma pessoa qualquer que já pegou um ônibus, ou melhor, do que qualquer um que já esperou um ônibus, chegando a uma conclusão lógica e, ouso dizer, filosófica.

Ele te prende aos 3 minutos de filme, fazendo-os parecer 15, acho que isso se dá pela constante repetição de planos e pela situação inacabável da espera, mas faz isso sem ser chato e cansativo. Ao contrário, ele te instiga a desvendar o final e te surpreende com uma “situação-meio”, que não possui nem começo nem fim, propícia para a “ciclicidade” buscada.

Assista KZL!

Nenhum comentário: