sexta-feira, novembro 03, 2006

"Presente" explora variedade de locações

Primeira produção audiovisual totalmente mato-grossense transforma lugares comuns da capital em cenários inusitados

por Ney Hugo
Imprensa EC



<-- storyboard

Durante os próximos dias Cuiabá vive uma movimentação em torno de alguns lugares comuns transformados em cenários. O fato se deve às gravações do curta-metragem "Presente", de Lenissa Lenza.

O filme, que conta com produção totalmente mato-grossense, investe em diferentes locações para a construção dos cenários. O primeiro dia de gravação, que aconteceu nessa quarta feira(01) foi realizado no Morro da Luz. Em meio a flores, vegetação do cerrado e transeuntes curiosos foi gravada a cena em que a personagem Lígia interpretada por Bruna Menesello, do Teatro Fúria, busca inspiração para um poema e para a produção de seu filme.

Tendo aspecto metalingüístico, o roteiro do filme mostra a personagem principal fazendo um vídeo como presente para seu namorado, Mário. Durante as imagens que capta, ela passa a ver a cidade, as pessoas e os lugares de forma muito diferente, que transformam o vídeo em um presente pra si mesma.




E para a construção desse cenário de pessoas e lugares, foram minuciosamente escolhidos na própria Cuiabá, lugares comuns que com todo o trabalho da equipe técnica e cenográfica, serão transformados em asilos, hospícios, parques, etc.

Como alguns dos exemplos mais curiosos, vale citar o colégio Liceu Cuiabano, que nesta quinta (02/10) foi transformado em asilo pela equipe técnica de produção do filme. Já ontem (03/10), as filmagens aconteceram no Parque Mãe Bonifácia.

A seqüência gravada foi a que a personagem principal Lígia encontra uma menina que brinca com borboletas no playground. Uma outra locação inusitada foi o MISC – Museu da Imagem e Som de Cuiabá, que assim como o colégio Liceu Cuiabano, se transformou em asilo durante as filmagens. Já o hospício tem como locações o RU (Restaurante Universitário) da UFMT e o Cefet.

O roteiro de "Presente" foi vencedor dos prêmios de melhor projeto de curta-metragem escolhido pelo júri do 9º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Em 2005, recebeu da Quanta Produções, a premiação pelo roteiro.


Ficha Técnica
Direção - Lenissa Lenza
Fotografia - Marcelo Biss
Direção de Produção - Bárbara Varela
Figurino - Bárbara Rosa
Direção de Arte - Sergio Kolling
Direção de Elenco - Giovani Araújo
Continuismo - Verônica Mello
Produção - Janna Paula, Davy Leão
Assistente de direção - Julio Cesar Custódio
Assistencia de Produção- Vitor Torres (O Vitão), Talyta Singer
Assistente de Figurino - Giulia Medeiros (Cajú)
Assistente de direção de arte - Andrius Vinicius
Maquiagem - Carlos França
Comercial - Flávio Jamal
Maquinista - Edson Jesus Costa (Bacana)
Assistente de fotografia - Nilson Oliveira
Assistente de câmera - Ricarte de Oliveira
Eletrecista- Jean Carlos do Espírito Santo
Motorista - Ronildo Marcos (Gigio)
Making Off - Hélio Rodrigues Amorim
Equipe Extra - Ynaiã Benthroldo, Ahmad Jarrah, Ney Hugo e Bruno Kayapy.


Elenco
Lígia - Bruna Menesello

Nenhum comentário: