sexta-feira, novembro 03, 2006

Em ação: as gravações do curta "Presente"



Esta é a primeira produção composta por uma equipe exclusivamente mato-grossense. A primeira locação de filmagem foi o Morro da Luz, nesta quarta (01).


Lenza durante pesquisa de locações do curta no Misc

Mais um capítulo da produçãoaudiovisual mato-grossense teve início nesta quarta, dia 01, quando começaram as gravações do Presente, curta-metragem de Lenissa Lenza.

Escrito em 2001 após uma oficina promovida durante o 9º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o roteiro tem na bagagem prêmios variados, entre eles o de melhor projeto de curta-metragem escolhido pelo júri do mesmo festival, a aprovação do projeto na Lei Estadual de Incentivo a Cultura, no 12º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, a premiação do roteiro pela Quanta Produções, em 2005.

Como forma de garantir o fomento da cena independente audiovisual no estado, a produção é totalmente mato-grossense. A proposta é a formação de novos quadros para o setor através da qualificação desses agentes.

Como parceira estratégica, a produtora local Vip está fornecendo uma parte da equipe, equipamentos e estrutura. A parceria deu tão certo que a produtora pensa agora até na formação de um núcleo audiovisual com foco em cinema.

O processo minucioso de pesquisa que envolveu toda a equipe de trabalho deu margem para que as gravações possam, inclusive, terminar antes do tempo planejado. A primeira cena, que foi rodada ontem de manhã (01/11), aconteceu no Morro da Luz, centro de Cuiabá.

Equipe - O curta-metragem reúne 25 pessoas diretamente na produção, 60 figurantes e 15 atores. Todas as locações foram visitadas e analisadas pela equipe técnica e cenográfica, que agora faz todo o trabalho de elementos de cena, figurino e preparação de atores .


Marcelo Bizz durante reunião com a equipe de produção.

Durante a próxima cena serão feitos os encaminhamentos que transformarão lugares comuns em asilos, hospícios, parques no meio da cidade e universidades. Nos 8 dias de gravação, o filme passará por lugares comuns de Cuiabá, etre eles estão o Morro da Luz, Liceu Cuiabano, CEFET, UFMT, Unic, Amec, Horto Florestal, Igreja do Rosário e Pantanal Shopping .

Roteiro - O filme mostra Lígia, fazendo um vídeo como presente para seu namorado, Mário. Durante as imagens que capta, ela passa a ver a cidade, as pessoas e os lugares de forma muito diferente, que transformam o vídeo em um presente pra si mesma.

Bruna Menesselo interpreta Lígia. Bruna faz parte do Teatro Fúria e é reconhecida pelo público por peças como Toma Lá Da Cá e Frederica da companhia de teatro. E Reginaldo Lincon, baixista do Vanguart, é Mário.

Nas andanças de Lígia pela cidade ela encontra muitas pessoas. Figurantes e atores que a equipe de produção está abordando nas ruas durante essa semana.

Produção Enquanto isso, Sérigo Kolling, diretor de arte, está planejando os cenários que serão construídos especialmente para o filme e planejando os ajustes nas locações que a equipe já escolheu.

Bárbara Rosa, figurinista passa a semana pesquisando tecidos e cores que combinem com as cenas azuladas e monocromáticas do filme.

A equipe de produção, coordenada por Bárbara Varela, se desdobra em cadastrar figurantes, garantir todas as autorizações necessárias para cada locação e providenciar todos os itens pedidos pelos diretores. Nesse meio tempo, a equipe comercial visita empresas.

O filme que como tantos outros projetos tem o apoio necessário da Secretaria de Cultura,está angariando recursos também com a iniciativa privada, o que dá garantias para a finalização do filme, processo longo que envolve processos caros de edição e telecinagem, além de suporte para outros projetos audiovisuais.



Curriculum



Lenissa Lenza é produtora cultural e uma das idealizadoras do Espaço Cubo, instituto cultural que realiza trabalhos com foco no fomento da cena independente fora do eixo, em nível nacional. Na agenda de trabalhados anuais, produções como o Festival Calango, Grito Rock e Semana da Música.

Além de produtora, Lenza acumula experiências em produções audiovisuais. Seus trabalhos incluem participação na equipe de produção em filmes como "Baseado em Fatos Reais" e "Comprometendo a Atuação", de Bruno Bini, no longa "O Vestido", do diretor Paulo Thiago, além de assistência de direção no clipe "Cachaça", indicado ao prêmio concedido pela MTV, o VMB, na categoria Independente.


Realização



Apresentador

Nenhum comentário: