segunda-feira, dezembro 10, 2007

SEDA abre inscrições para novos talentos

As inscrições para a Semana do Audiovisual permanecerão abertas até o dia 14 de dezembro

por Marielle Ramires
da Cubo Comunicação




Paulinho Caruso e Otávio Pacheco ministrando as oficinas da Seda 2006!


Estão abertas as inscrições para a 2ª SEMANA DO AUDIOVISUAL (SEDA), que acontecerá no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), entre os dias 15 e 20 de dezembro.

À ocasião estarão em cartaz, oficinas de formação básica audiovisual, bem como mostras temáticas, apresentações musicais, espetáculos de teatro e reuniões com os mais diversos segmentos da cultura. Tudo com vistas a atrair e formar novos agentes atuantes na cadeia produtiva do audiovisual em Mato Grosso.

Criada em 2006 com fins de estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor no estado, a SEDA veio fixar uma ferramenta de formação e qualificação com periodicidade anual, pautando-se, sobretudo, no trabalho de base para o desenvolvimento do setor no estado. Daí o investimento na formação de novos agentes que serão os futuros responsáveis pelo aumento da produtividade e demanda do audiovisual em MT.


Arquivo Seda 2006: Debate sobre audiovisual independente nos seminários


NOVAS PERSPECTIVAS DO SETOR: “A SEDA vem pautada nas premissas de produção, circulação, difusão e distribuição do Movimento Circuito Fora do Eixo fundado pela cena independente de música. Buscamos trazer para o audiovisual esse mesmo conceito na perspectiva do fomento de uma cena autoral e independente do audiovisual”, defende Lenissa Lenza, cineasta, produtora do Espaço Cubo e idealizadora da iniciativa.

Segundo ela, o cenário de audiovisual mato-grossense é marcado pela baixa produtividade no que cerca a produções autorais, reflexo, segundo ela, de um contexto em que se valorizam grandes vitrines de produção, porém, poucos produtores. “A demanda no audiovisual mato-grossense ainda é pequena e isso se deve ao fato de não haver uma desmistificação do setor e de não se trabalhar novos métodos de sustentabilidade de produção. Para isso, a SEDA ainda envolve a discussão da economia solidária recorrente em todo o país e utiliza o Cubo card como moeda de troca”.

O Cubo card tem como premissa a troca de serviços ou produtos. Na SEDA, para se efetivar a inscrição, o interessado deverá propor alguma troca equivalente a 100 Cubo cards (R$ 150,00).


Valor das Inscrições: Cc$ 100,00 (R$ 150,00)

INSCRIÇÕES: As inscrições para a 2ª SEDA permanecerão abertas até o dia 14 de dezembro. Para efetuá-la os interessados podem preencher o formulário disponível do MISC – Museu da Imagem e Som a partir do dia 10 deste mês, ou baixar o formulário disponíveis na barra ao lado.

Para se integrar, é necessário que os interessados enviem uma proposta de troca no valor das inscrições para o e-mail cubocard@gmail.com!


PATROCÍNIO: A Semana do Audiovisual é uma realização da Próxima Cena. Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura, Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), AMAV I ABD, e CVC Vídeo. Tem o apoio estratégico da Casa Fora do Eixo, COCCAR, Confraria dos Atores, Volume, Imprensa de Zine, Casa Fora do Eixo, Movimento Panamby, Instituto Mandala, Editora Cativa, Padam! E do Circuito Fora do Eixo.

Nenhum comentário: