sexta-feira, abril 25, 2008

Cena autoral e independente fortalece o audiovisual cuiabano!

Por Lenissa Lenza
Próxima Cena



still de Alphaville 2007 d.C e O Paradoxo da espera do Onibus

A invasão do independente agora também acontece dentro do audiovisual Cuiabano. Selecionados para o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, os cineastas Paulinho Caruso (SP) e Christian Caselli (RJ) já conhecidos da Cena independente Hell Cityana por desenvolverem atividades junto à Próxima Cena, apresentam seus curtas “Alphaville 2007 d.C” e “O paradoxo da Espera do Ônibus” respectivamente.

O resultado saiu no site http://cinemaevideocuiaba.org no dia 17 de abril referente aos 15 curtas-metragens já selecionados pela comissão julgadora. Segundo Liete Alves, jornalista e assessora de imprensa da UFMT, um dos membros do júri, “foi uma experiência interessante e difícil ao mesmo tempo, pois temos que fazer opção por apenas 15 filmes, num universo de 90 inscritos. Além dos aspectos técnicos em si, levamos em conta a temática e a importância dela. Busquei analisar, principalmente, a forma como a história foi contada, se foi criativa e se tinha inovação de linguagem cinematográfica”.

Paulinho Caruso (SP) já foi vencedor na sua primeira estréia do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá com o videoclipe “Cachaça” da banda Vanguart (MT). Foi ele também o idealizador da Oficina Cinematográfica da 1º Semana do Audiovisual (SEDA), realizada e produzida pela Próxima Cena (Espaço Cubo). Já Christian Caselli (RJ) foi o segundo cineasta a ministrar a oficina da 2º SEDA trazendo ainda como um dos resultados, o videoclipe “Shift” da banda Macaco Bong (MT) que foi selecionado este ano para o Festival de Cinema de Alta Floresta (MT).

A Próxima Cena – núcleo de audiovisual independente do Espaço Cubo continua a todo vapor plantando a idéia de uma cena autoral e independente para o audiovisual cuiabano e nacional, mostrando que não tem erro. Prova disso são as boas conseqüências e os bons frutos que já estão sendo gerados...

Sorte aos nossos “abre alas” do cinema independente nacional!

Nenhum comentário: