quinta-feira, abril 24, 2008

Vídeo Clipe do Macaco Bong, Shift, é selecionado para o festival de cinema de Alta Floresta

Alfa Canhetti


Assista o video-clipe

Depois de mais de mil page view no vídeo-clipe Shift do Macaco Bong, eis os primeiros frutos colhidos de um trabalho bem feito e sem muitos recursos: foi selecionado para o festival de cinema de Alta Floresta, que acontece de 04 a 10 de maio na própria cidade.

Esse vídeo-clipe é um dos vários resultantes da 2ª Edição da Seda, que aconteceu no ano passado. O evento tem caráter de formação, assim como a Próxima Cena almeja formar uma arena do audiovisual independente, que por sua vez vem incrementando esse desejo, da forma mais simples e funcional possível: criando novos quadros e ensinando, no dia-a-dia, a pessoa como fazer. Assim as estimulam e as qualificam. “Depois de motivada a produção, mãos a obra. Ai fica claro a desmistificação do cinema, pois as pessoas acham que é tudo muito difícil, mas com o adentro dessa nova cultura e conceito de mídias digitais, tudo ficou muito mais fácil e a produção muito simples de ser executada, basta comprar qualquer celular de R$10 que tenha câmera, e pronto, qualquer um vira fotografo e/ou videomaker. Para provar essa descentralização da comunicação, acesse www.youtube.com/proximacena e confira vário vídeos produzidos com baixo custo”, explica Thiago Dezan, integrante da Próxima Cena.

Cristian Caselli(RJ), o professor da SEDA 2007, não foi por acaso encontrado. Ele veio para dar uma oficina no Calango in Vídeo, numa das edições do Festival Calango, assim conheceu os conceitos do evento e dos produtores, no caso, a Próxima Cena. “Imediatamente ele se ofereceu pra ser o professor da SEDA 2007, e nós não tivemos como negar”, conta Dezan. O interesse comum que permeia ambas as partes é o simples fato de não quererem formar especialistas em determinada área do audiovisual, mas sim que seja “multi”, que consiga por em prática todas as técnicas, podendo produzir seus próprios vídeos sem empecilhos.

Durante as oficinas foi optado por fazer trabalho coletivo. O vídeo-clipe do Macaco Bong, Shift, surgiu dessa proposta e foi feito em apenas dois dias. De manhã foram botadas no papel as idéias principais, porém o roteiro foi espontâneo. Depois disso, quem seria cada personagem (Kayapy – Travesti, Ney Hugo – O padre anti-cristo e Ynaiã – O cara que acabou de sofrer um acidente), “fizemos a filmagem durante a tarde concebendo muito e no outro dia editamos. Essa é a praticidade quando falo em mídias digitais, que depois de dois dias tivemos um vídeo pronto. Se tivéssemos trabalhado com película isso seria impossível por que é um material caro e não te permite experimentar”, conclui ele.

Foram diversos os símbolos de boa repercussão. Além dos mais de mil acessos já citados, a Globo Sat exibiu o vídeo em sua programação, e por fim, em vários festivais inscritos, eis que um deles já informou a boa aceitação, o festival de cinema de Alta Floresta.

Nenhum comentário: