quarta-feira, abril 09, 2008

Revirando

Por Thiago Dezan
da Próxima Cena




Foto por Vitor Torres do Mavimento Panamby

A Próxima Cena foi quem encabeçou as manifestações audiovisuais do Revirada Cuiabana, cumprimos com todas etapas da cadeia produtiva, formando pessoal, produzindo conteúdo, distribuindo materiais e fomentando a circulação.

Começamos com a circulação, na noite do dia sete, paralelamente com a produção de conteúdo. Cine Cubo nas projeções, com os vídeos Fora do Eixo, enquanto outra parte de nossa equipe cobria o evento, esses continuariam ligados até o término de todas atividades, ou seja, tinham mais 24 horas de trabalho.

Amanhece o dia oito, começam as oficinas. Estávamos com duas no ar, ambas de animação, em uma delas desenhos feitos pelos participantes seriam animados e na outra as próprias pessoas “se animariam”. A técnica utilizada foi a mais simples possível, para que as crianças pudessem assimilar rapidamente. O Stop Motion consiste em uma seqüência de fotografias, em cada uma delas há um pedaço do movimento de algo, quando as fotos são passadas rapidamente o objeto se move, ou se anima.
O mais bacana era que cada criança que fizesse um vídeo levava o dvd com sua primeira produção pra casa (vide foto, pra não dizer que é mentira).
Durante o dia o Cine Cubo manteve uma programação de vídeos infantis para entreter as crianças no intervalo das oficinas, além de mostrar-lhes animação melhor desenvolvida.

Chegada a noite, a banca de distribuição da Volume volta à ativa, com produtos de toda cena independente brasileira, entre eles a 1° Coletânea SEDA, que está no mercado desde o Grito Rock, contendo os vídeos realizados na Semana do Audiovisual de 2006 e 2007 (só faltou um “compre já o seu” pro jabá ser completo. rs).

O Cine Cubo volta com a programação adulta, não confundam com erótica. Será esse o motivo do excesso de público!? Creio que não (leia-se espero), os vídeos são muito bons. Conseguimos atingir um público diferenciado, pelo fato de ser um evento gratuito e atrair pessoas além da cena rock. Acho que poderemos repetir a dose no Cuyabá Cine*.

Não posso terminar a nota sem falar o homenageado, cada espaço do Revirada tinha um homenageado, o nosso, do audiovisual, foi o Amauri Tangará, um dos precursores do teatro e do cinema no Mato Grosso, hoje ele reside em Portugal e está rodando festivais de cinema por todo mundo com seu longa “A Oitava Cor do Arco Íris”.

Assim que upar os vídeos feitos pelas crianças aviso lá no fotolog. www.fotolog.com/proxima_cena



*Cuyabá Cine é um projeto da Próxima Cena que levará mostras de cinema pras comunidades carentes de Hell City.

Nenhum comentário: