quarta-feira, maio 28, 2008

Plano Aberto - Tevê Panamby



Por Lenissa Lenza
da Próxima Cena


É notório que esse ano, o audiovisual independente de Hell City encontrou nas web tv´s uma excelente saída para o fomento de novos realizadores audiovisuais. Numa conta rápida, do ano passado pra este ano, fomos de 0 à 06, o que merece atenção devida.

O mais recente lançamento do ano é a TEVÊ PANAMBY (se escreve assim mesmo), desenvolvido pelo Movimento Panamby da Universidade Federal de Mato-grosso. O Panamby é um movimento que utiliza a cultura independente para estimular o crescimento de um cenário estudantil político, cultural, público e social, na perspectiva da democratização e acesso aos bens materiais e imateriais.

É necessário percebermos que Hell City está bastante antenada com a versatilidade que a cultura independente pode trazer à sociedade. Através do cenário musical (que cresce e se transforma a cada segundo), o segmento audiovisual já tem um campo cheio de possibilidades para se consolidar na perspectiva de formação, circulação, produção e consumo. E é o que já vem sendo impulsionado pela Cidade do Inferno. Mas isso é assunto para outro post. voltemos à Tevê Panamby.

Utilizando uma edição similar ao do programa "Recorte Cultural" da TV Cultura, o programa se tornou diferenciado e bastante dinâmico. Ponto muito positivo. O conteúdo é diversificado e preocupado em demonstrar o universo estudantil para a sociedade e vice-versa, sempre pautado pela cultura. Passando pela imensa fila do RU, capoeira e até a CAFE (casa Fora do Eixo), o programa mostra quanta juventude se espalha pela Rua 1 do Boa Esperança e claro, como atividades culturais se tornam promissoras no local.

Também devo ressaltar que alguns movimentos de câmera se destacaram, como por exemplo, o plano focado na camiseta com o símbolo do Circuito Fora do Eixo, dando a sensação de estático em primeiro plano, mas com movimento no fundo. Enfim, resslato que gostei bastante da primeira edição e já estou anciosa para as assistir as próximas.

Corra logo para o canal da TV Panamby. O programa também é o destaque da Web TV fora do Eixo, no portal.

Nenhum comentário: