O Documento do Grito
Por Lenissa Lenza
da Próxima Cena
Finalmente sai a produção do documentário Grito Rock 2008 de Cuiabá (MT). Este documentário foi realizado pela Próxima Cena (isso inclui todos os simpatizantes ou profissionais da cena audiovisual participante de Cuiabá) e contou com o setor de produção do Espaço Cubo (a cubo vídeo) na sua execução.
O documentário foi dirigido por Vítor Torres, Thiago Dezan e Lenissa Lenza, contou com o roteiro de Vítor Torres, Thiago Dezan e Lenissa Lenza, Produção de Ahmad Jarrah, Vítor Torres, Thiago Dezan, Cris (aluna da SEDA de 2007) e Lenissa Lenza, fotografia de Vítor Torres, Mayk Rules, Thiago Dezan e Lenissa Lenza, edição de Vítor Torres, Thiago Dezan e Lenissa Lenza. Um timão da cena audiovisual alternativa de Hell City que gerou Cc$ 1650 cubo cards até a última revisão.
Isso quer dizer que para se realizar audiovisual em Cuiabá, o método cubo card de viabilidade também vem funcionando. Além disso, o "realizar audiovisual" vem se tornando fundamental (e cada vez mais urgente) para se registrar e distribuir atividades Culturais imensamente significativas como o Festial Grito Rock.
O Grito se tonou mesmo uma tradição no Carnaval Cuiabano e marcou ali, a voz autoral da minoria artística e cultural da cena industrial cuiabana. Minoria por se tratar de um movimento experimental que não tem por objetivo final o lucro e sim, aglutinar e fomentar a existência de novos grupos culturais, autorais e alternativos. Garantir que uma rede autoral focada na cena independente, se sustente. Em 2008, O Grito Rock rompeu fronteiras internacionais e hoje pode ser considerado o Grito mais alto dado na história do Rock Cuiabano.
Bem, sobre a realização do documentário devo dizer que é o primeiro documentário autoral "profi" (dentro das possibilidades) que sai da safra da Próxima Cena. Após vários exercícios provocados especialmente pela Semana do Audiovisual (SEDA) e principalmente, pela própria cena independente musical, o resultado final garantiu o envolvimento de inúmeras pessoas da cadeia produtiva audiovisual e musical, a exposição de bandas e criadores de diversos segmentos culturais, o planejamento e a viabilidade de mais um produto necessário para a vascularização, consolidação e formação de uma cena cultural forte, indispensável em qualquer lugar do país.
Esperamos que assistam pelo canal da próxima cena e que façam críticas, das mais diversas possíveis, para que no próximo ano destaquemos de maneira mais qualificada, a essência de um Festival que abala as estruturas da cultura independente do país.
Basta clicar http://www.youtube.com/proximacena
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário