quarta-feira, outubro 22, 2008

Novo gás audiovisual!

Por Thiago Dezan
da Próxima Cena




A cultura urbana vai se expandindo e atraindo cada vez mais gente, isso nos reserva boas surpresas. A ultima delas foi um grupo de adolescentes que nos contatou há cerca de um mês atrás, pois estavam prestes a gravar um documentário sobre a atual situação da cultura cuiabana e gostariam de suporte para esta realização.

Duas das estudantes já eram conhecidas do Espaço Cubo, haviam participado do Calango na Escola, uma da oficina de web tv e outra do debate com o tema “Conhece a Produção Alternativa?”. Ambas aproveitaram muito bem a experiência e não hesitaram em conhecer, se envolver e atrair a atenção de outros colegas para o tema.

Na primeira oportunidade que surgiu, no caso fazer um documentário através da escola em que discorreriam sobre uma antiga usina de cana de açúcar da região, declararam independência do resto da turma e fizeram com que os professores aceitassem a escolha de outro tema.

Alguns encontros e acertos depois lá foram eles, captar as imagens e decupar o material que tinham, um tempo depois voltam, prontos para edição. Etapa em que o MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá cedeu seu equipamento e a Próxima Cena deu um workshop de edição para todos membros do grupo, capacitando-os para concluir o documentário, intitulado Sociedade Alternativa.

Lançado com 25 minutos e tendo sucesso total de público, Sociedade Alternativa será exibido em outras escolas da capital, o que deixou os realizadores estimuladíssimos para adentrar na cena do audiovisual independente, então esses passam a fazer parte do quadro da Próxima Cena e sua primeira missão será reativar Tv Hell City, antes produzida pela Volume Comunicação, mas que devido ao grande envolvimento com outros projetos não pôde dar continuidade ao web canal.

Na sexta feira acontecerá a primeira reunião para reativação da tv, ta a fim de participar também? Apareça no MISC às 16 horas, mais especificamente na sala do audiovisual (em frente à escada do átrio, mais especificamente ainda, pra não ter desculpa) e venha debater qual o melhor formato para a volta da Web Tv Hell City (que faz falta).

Nenhum comentário: