sexta-feira, novembro 14, 2008

News na Rua

Hoje saiu o primeiro Pacotinho de SEDA, newsletter da 3° Semana do Audiovisual, pra você que não recebeu copiamos ele abaixo.



Primeiro Pacotinho de Seda

Olá!
Esse é primeiro Pacotinho de SEDA que você recebe, eles ficarão freqüentes agora! Afinal de contas estamos a apenas 17 dias da SEDA – 3° Semana do Audiovisual, que, neste ano, abre o mês de dezembro, com suas atividades do dia primeiro ao dia sete.

O slogan "Alterna ao Cubo" reforça o conceito que, pela terceira vez (perceberam a sacadinha, né?), perpassa a Semana, visando a potencialização e organização da cena local de audiovisual independente e estudando (praticando) métodos de integrá-la ao Circuito Fora do Eixo.

A SEDA deste ano traz como mote principal da oficina o documentário "Caximir – Arte e Política" que já está em fase de pré-produção desde o 24 horas de Cultura na UFMT, evento onde João Pede Feijão e Thiago Dezan (Panamby e Próxima Cena, respectivamente) ministraram uma oficina de pesquisa e roteiro para documentário e iniciaram os trabalhos junto aos alunos. Durante a SEDA ocorrerão oficinas de figurino, direção, produção, fotografia, captação de áudio, entre outros, para que os participantes escolham em qual setor querem trabalhar e tenham um panorama da realização como um todo.



Para saber mais como anda a pesquisa sobre o bando Caximir, João Pede Feijão (coordenador do setor) teceu alguns comentários.
Leia-os:



"Iniciamos a pesquisa para o documentário do Caximir. E o mais interessante para se ressaltar é que quanto mais mergulhamos na historia da banda, mais conseguimos visualizar o ambiente hell-Cityano da década 80. A cidade inchava. A década de 70 foi o período de abertura, 80 foi o de chegada de um bando de pau rodado, das antenas parabólicas e de linguagens que antes "nem beisavam a soleira da porta", como costumava dizer Silva Freire. No meio dessa ebulição, é possível perceber, que a contracultura veio de carona na enxurrada da cultura de massa. Isso nos faz pensar que os movimentos-estéticos não podem ser demarcados, no Brasil, sem a consideração territorial e as dificuldades de comunicação existentes no pré-internet. Mas é muito cedo para tirar conclusões. O trabalho continua e Cuiabá de 80 desanuvia em nossa cara."

Em breve voltaremos com mais spams, ops, Pacotinhos de SEDA, trazendo o resto da programação da 3° Semana do Audiovisual.

Nenhum comentário: