quinta-feira, outubro 19, 2006

Começa a produção do curta Presente

por Talyta Singer
da Imprensa EC




Com roteiro e direção de Lenissa Lenza o curta-metragem Presente começa a ser pré-produzido por uma equipe que mistura o Próxima Cena - núcleo audiovisual do Espaço Cubo, Produtora Vip e profissionais free-lancers cuiabanos. Toda a produção será feita na cidade, com material, equipe e investimentos daqui.

O curta causou polêmica a algum tempo atrás, quando Lenissa e Marcelo Biss, diretor de fotografia, optaram por realizar o curta em câmera digital de alta definição e deixar a película para a telecinagem, na pós produção. Apostando em novas tecnologias e na democratização dos meios de produção do audiovisual o curta-metragem promete ser muito mais que simplesmente arte.

A maioria dos profissionais envolvidos no filme tem pouca ou nenhuma experiência com cinema, o que facilita a escolha pela produção em vídeo, mais simples e sem depender de estruturas de iluminação, ou mesmo câmera vindas de outros lugares. A escolha ainda reflete economicamente barateando os custos de produção sem comprometer a qualidade técnica do produto final.

"Presente" será distribuido via Fora do Eixo, apostando no fomento do mercado audiovisual usando da mesma fórmula que o Espaço Cubo usou para a música: criando estruturas que possam sustentar a produção de forma independente e formar quadros que desenvolvam as novas funções criadas. Além de integrar a produção audiovisual dos estados do Circuito, fazendo com que hajam trocas e criando assim, novas perspectivas para as produções locais.

Durante essa semana, a equipe de produção coordenada por Bárbara Valera está selecionando locações, enquanto o trabalho de figurino, direção de arte e elenco vem sendo feita simultaneamente. No dia 1º de novembro começa a filmagem que tem como cenários bosque, hospício, playground, universidade, asilo, igreja e ruas da cidade.

O roteiro conta a história de Lígia, uma garota que faz um vídeo como presente pra terminar com seu namorado. Apesar do conceito singelo, o curta reúne vários elementos significativos que fazem o enredo surpreendente e as cenas bastante interessantes.

Nenhum comentário: