sábado, dezembro 16, 2006

1ª SEDA mostra resultado

audiovisual
1ª SEDA mostra resultado

por Lenissa Lenza
da Próxima Cena



A 1ª Semana do audiovisual – SEDA conseguiu, com pouco recurso, produzir grandes atividades. Tendo três pilares básicos na sua concepção – Mostra (circulação), Seminário (política) e Oficina (produção) – a SEDA cumpriu bem o papel de desmistificar o cinema aproximando essa arte tão grandiosa de meros mortais cuiabanos. Além de apontar boas perspectivas para a continuidade da proposta. Um projeto redondo que mostrou não ser tão difícil assim, capacitar, discutir e produzir audiovisual.

A semana abrangeu pessoas de diversos segmentos culturais, especialmente nas mostras noturnas. Estas apresentaram ao público, realizadores audiovisuais independentes e autorais. Ou seja, nenhum nome conhecido da grande mídia.

A Mostra apresentou muitas produções independentes das quais certamente nossa cena não conhecia. A dinâmica estabelecida foi ainda bastante interessante: a cada obra, o realizador pausava para comentar e explanar seu contexto e a sua produção, fazendo assim com que o público saísse da condição de mero expectador.

O Seminário abrangeu o conceito da Indústria Cultural do nosso velho conhecido Theodor Adorno. Porém, não foram acadêmicos que discutiram o assunto e sim, realizadores independentes, jornalistas, estudantes e artistas em geral. Após esse assunto complexo, foi a vez das pessoas se reunirem para retirar diretrizes em cima de três eixos: Produção, Circulação e Economia audiovisual.

O debate foi proveitoso e percebeu-se que a maior preocupação se concentrava na produção audiovisual, visto que muitas vezes, nos acomodávamos com as dificuldades. E especialmente por uma circulação só poder acontecer após uma produção em grande quantidade de produtos audiovisuais. “No início, quando se têm muitas produções, a maioria delas vai ter uma qualidade ruim. Isso é normal. A partir daí é que começamos a nos qualificar. Foi assim que começamos na cena musical. Por isso o que me preocupa é a gente produzir bastante pra começarmos uma cena audiovisual autoral”. Avaliou durante o debate, Lenissa Lenza do Espaço Cubo.

A Oficina de Cinematografia conseguiu passar todas as modalidades para uma produção audiovisual em uma semana, além de os alunos produzirem 04 vídeos. Essa experiência foi significativa para o segmento audiovisual em Cuiabá, uma vez que não se vê muitas produções autorais acontecer. Quatro curtas em uma semana foi sem dúvida, uma ótima média. Os alunos, em sua maioria estudantes, não tinham nenhuma experiência sequer com o audiovisual e se saíram bem. A oficina nos surpreendeu pela procura e mais ainda por não haver entre os inscritos, representantes dos núcleos tradicionais do audiovisual cuiabano. Ao menos oportunizou grupos distintos, novos e com muita vontade de aprender.

A SEDA foi uma excelente experiência para demarcar de vez a entrada do Espaço Cubo no segmento audiovisual. Agora estamos expandindo ainda mais o que sempre foi a nossa proposta: fomentar, formar e consolidar uma cultura autoral, alternativa e independente.

Confira os filmes produzidos na oficina!

A CRUZADA



PACHECO



HORÁRIO DE VERÃO

Nenhum comentário: