domingo, dezembro 16, 2007

SEDA - Programação de Domingo


16/12/2007 (DOMINGO)

8:00 às 11:30 – Oficina KZL
Local: MISC

14:00
– Mesa redonda COCCAR
Local: MISC

16:00
– Palestra com Alex Antunes (SP) – “Identidade Nacional e cinema – a invenção do Brasil”
Local: MISC

19:00 às 21:00 – Mostra de Vídeos
SESSÃO FORA DO EIXO
Local: MISC

21:00 – Show com Snorks e Rhox
Local: MISC


Oficina
Dando seqüência à segunda edição da Semana do Audiovisual, no domingo Christian Caselli e os alunos da oficina (intitulada “vamos fazer um filme, porra!”) definiram quais seriam os vídeos a serem criados:
- demo clipe da banda Snorks
- video clipe da banda Macaco Bong
- Vídeo "O Conceito"
- Doc Seda - documentando e relatando a Semana do Audiovisual 2007



Reunião da Coccar

Na programação vespertina de domingo na Semana do Audiovisual estava prevista também a reunião da Coccar - Coletivo de Comunicação, Cultura e Arte. A cooperativa visa agregar várias entidades de diferentes segmentos artísticos, de modo que as ações culturais em Mato Grosso sejam feitas de maneira coletiva, no formato cooperativista. Participaram da reunião hoje entidades como Confraria dos Atores, Espaço Cubo e Próxima Cena, Editora Cativa, Movimento Panamby, entre outros.

No debate, além dos encaminhamentos, os membros reunidos discutiram também sobre as funções da cooperativa, como o comprometimento com a pressão política frente ao poder público e formação de quadros. Ficou encaminhado que a partir da reunião de assembléia geral (já marcada para o dia 12 de janeiro de 2008) serão definidos os segmentos artísticos que a priori integrarão a Coccar. Por exemplo, o segmento de artes cênicas engloba o teatro e a dança. As artes gráficas envolvem a literatura, as artes plásticas e o design.

Estruturalmente, a Coccar funcionará através de direções: Diretor Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor de Comunicação e Diretor de Economia da Cultura.

A próxima reunião da Coccar acontecerá sábado (22/12) na sede do Espaço Cubo, logo após o Seminário de Gestão de Mídias Independentes (mais informações no www.imprensadezine.blogger.com.br).

Toda a comunidade cultural cuiabana está convidada!


Palestra com Alex Antunes (SP) – “Identidade Nacional e cinema – a invenção do Brasil”

Alex Antunes é jornalista, foi editor da Bizz nos anos 80 e fundador da Revista Set (aquela que fala sobre cinema e era bem bacana antigamente). Atualmente escrevendo pra Rolling Stone, Alex está fazendo uma matéria sobre a cultura na Amazônia. Como Mato Grosso faz parte da Amazônia Legal, o estado foi incluso no roteiro. Aproveitando a Semana do Audiovisual, Alex veio também falar de cinema.

Na palestra, Alex deu ênfase no uso de arquétipos como base de construção de personagens e roteiros, se aprofundando em mitos como exemplos. Falou também das viagens que fez recentemente como forma de pesquisa cultural, passando por análise histórica de São Paulo em contrapartida aos estados do norte. Alex falou também sobre o processo de construção de seu livro (a Estratégia de Lilith), para exemplificar as idéias de arquétipos.

Perguntamos a Alex qual a opinião dele a respeito do momento do independente brasileiro. Segundo o jornalista, as bandas mais legais do Brasil estão em estados como Acre, Mato Grosso, Pará...

“Não é só importante, mas essencial pro Brasil pra essas regiões que são tratadas como um gigante adormecido. E não é! São regiões vivas, cheias de cultura, com um entrosamento muito interessante entre expressões tradicionais e expressões urbanas, modernas... e isso dá um caldo maravilhoso, cara... muito legal de ver!”, completou.


Mostra de vídeos Fora do Eixo
A mostra de vídeos na Semana do Audiovisual abre espaço para produções que não ocupam espaços de grande circulação e difusão. A mostra fora do eixo, especificamente, traz vídeos que atualmente circulam através do circuito de integração que cada vez mais abre espaço para outros segmentos artísticos além da música. Muitos festivais independentes já trabalham com o setor audiovisual, realizando mostras e outras ações. Na mostra desse domingo, foram exibidos trabalhos de videomakers matogrossenses, baianos e paulistas, de núcleos como Próxima Cena, Movimento Anti-Cordial, Fabrika, entre outros.


Shows
Rhox

A noite de domingo foi encerrada com shows de duas bandas independentes cuiabanas. O Rhox e o Snokrs. A primeira mostrou ainda mais peso no som. E uma maior clareza nas músicas. Puta evolução.

Snorks

A Snorks também fez uma boa apresentação, que serviu também para que a equipe da SEDA – o oficineiro Christian Caselli e os alunos – aproveitassem e registrassem imagens do que virá a ser o democlipe da banda.

Nenhum comentário: