segunda-feira, dezembro 17, 2007

SEDA - Programação de Segunda Feira


8:00 às 11:30 – Oficina KZL
Local: MISC ou Local de Filmagem

14:00 às 18:30 – Oficina KZL
Local: MISC ou Local de Filmagem

19:00 às 21:00 – Mostra de VídeoS
SESSÃO YOU TUBE
Projeção de curtas diretamente do portal You Tube. Seleção dos melhores e participação do público que poderá indicar vídeos.
Local: MISC

21:00 – Espetáculo Outros Quintanas - Confraria dos Atores e Show com a banda Branco ou Tinto.
Local: MISC


Oficina Christian Caselli

Na segunda feira na Seda foi dado um dos passos mais importantes do evento. O aprendizado na prática de como fazer um vídeo. Depois de explanações teóricas e uma série de debates entre videomaker oficineiro (o carioca Christian Caselli) e alunos, o grupo definiu como seriam realizados os vídeos (a saber: democlipe da banda Snorks, videoclipe da banda Macaco Bong, vídeo “O Conceito” e o Doc Seda – documentando e relatando a Semana do Audiovisual 2007).

O Democlipe do Snorks está sendo feito com imagens captadas durante o show da banda domingo, no MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá. O Snorks é uma das bandas inclusas na programação da Seda. Além de imagens da banda em ação no palco, o democlipe conta também com imagens de backstage e bastidores. O vídeo já está praticamente pronto, faltando apenas alguns ajustes finais.


O clipe do Macaco Bong é um pouquinho mais elaborado. Os três integrantes da banda (Bruno Kayapy, Ynaiã Benthroldo e Ney Hugo) representam personagens que vivem momentos caóticos no centro de Cuiabá. As personas representadas são um homem atropelado, um “des-crente” nitiano e uma bichinha louca. Não um homossexual, mas uma bichinha louca mesmo; representada pelo guitarrista Bruno Kayapy.



(mais Imagens no Flickr! Acesse!)

Contando com figurinistas e maquiadores entre os alunos, não foi difícil caracterizar os personagens. A equipe toda (Caselli, alunos e banda) fez locação em vários espaços públicos de Cuiabá. O videclipe fica pronto já essa semana, e será exibido durante a programação da quinta feira. Compareça no MISC, não perca!


Mostra de Vídeos

Christian Caselli pontua sobre os vídeos na mostra

A programação da mostra da segunda feira era referente ao You Tube, o site que revolucionou o conceito audiovisual mundialmente por permitir que qualquer cidadão do mundo se comunique com o globo através de um vídeo, gratuitamente. Na mostra foi exibido um apanhado de vídeos de excelente qualidade feito por videomakers independentes e postados no site em questão. E tome aqui o conceito de excelente não como qualidade técnica, mas sim como criatividade e disposição em produzir.



(mais Imagens no Flickr! Acesse!)

Apresentações
Brancou ou Tinto

Durante a noite, mais programação cultural. O intuito da Semana do Audiovisual é formar quadros e estimular a produção desse tipo de trabalho em Cuiabá. E a idéia é não segmentar. Muito pelo contrário, na Seda acontece um intenso link com demais segmentos que se relacionam com o audiovisual, como a música (videoclipes) e o teatro (interpretações em filmes). Na noite de segunda feira, houve apresentações com o grupo Confraria dos Atores e com a banda Branco ou Tinto.

Confraria dos Atores

O Confraria apresentou o espetáculo “Outros Quintanas”, peça montada baseada em “movimento”, encenada para uma apresentação no Sesc Arsenal. Adaptando a encenação à estrutura física do Misc, o grupo encantou os presentes, fazendo o uso da poesia de Mário Quintana e dos movimentos do corpo. Segundo o Confraria, a idéia é chegar ao ponto de expressar a poesia apenas através do movimento, da expressão do corpo. Estão trabalhando nisso para apresentações futuras. Bacana ainda na peça do Confraria é que os atores interagem com o público que assiste à apresentação. O que não é nenhuma novidade no teatro... a diferença é que o Confraria faz uso do artifício sem forçar a barra. Enfim, uma excelente apresentação. Sorte de quem foi à SEDA, assistiu o espetáculo e ainda filou cafezinho e cigarro (“fumar é uma maneira disfarçada de suspirar”) distribuído pelos atores da Confraria, durante o espetáculo.

E a música, por conta da Branco ou Tinto (banda integrante do coletivo Volume – Voluntários da Música) também contemplou os sentidos dos presentes com seu rock visceral à la Nirvana e poético à la Mário Quintana (“nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão”, disse o poeta certa vez.).


(Ainda dá tempo de acompanhar mais a SEDA. Confira a programação aqui mesmo nesse blog!)

texto: Ney Hugo

Nenhum comentário: