terça-feira, setembro 16, 2008

Na Cena...

Trash Mostra Goiana de Filmes Independentes

De 19 a 21 de setembro
Centro Cultural Goiânia Ouro



Muita gente aponta a falta de grana como o motivo determinante para não realizar seus filmes. Outros fazem exatamente o contrário: usam esta mesma falta de dinheiro como força motriz pra produção audiovisual. Onde não há recursos, a criatividade tem que estar no topo do processo produtivo. E é neste ponto que os ditos filmes trash (ou B, ou de baixo orçamento, ou seja lá o que for) retomam a origem e a razão de ser da tal 7ª arte: cinema é invenção!

A TRASH – 4ª MOSTRA GOIANA DE FILMES INDEPENDENTES é a prova cabal da resistência do audiovisual brasileiro. Foram mais de 250 filmes inscritos, vindos dos mais diversos cantos do país. Não se trata de não querer melhores condições de produção. Nada disso. A "Encarnação do Demônio", o tão esperado filme que encerra a trilogia do Zé do Caixão e que abre a TRASH deixa tudo muito claro. Se é possível fazer muito com pouco, em condições dignas pode-se fazer muito mais. Só não vale ficar se lamentando e não produzir nada.

A TRASH, que foi a primeiríssima mostra contemporânea de cinema de Goiânia, chega à sua 4ª edição cheia de moral. Não é pra menos. Além dos filmes mais pirados do Brasil, temos o incrível encontro das duas maiores legendas de nosso cinema fantástico: Ivan Cardoso e o próprio José Mojica Marins. Oficinas imperdíveis, noite de autógrafos, uma antológica exposição fotográfica, shows e a 1ª Zombie Walk de Goiânia (isso mesmo, uma passeata de zumbis pelas ruas da cidade) completam a programação, que mais parece um sonho (ou pesadelo, dependendo do freguês). Estamos longe de ser o principal evento cinematográfico do país. Mas podemos encher o peito e afirmar que somos o mais divertido! Muito melhor do que ficar reclamando, não é?


Márcio Júnior, idealizador da TRASH


Homepage da TRASH!!

Nenhum comentário: