segunda-feira, maio 26, 2008

Plano Aberto - Festival Cuiabanowood

Em tempos de Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá...

Por Thiago Dezan
Da Próxima Cena



Aproveito a sessão Plano Aberto do Blog da Próxima Cena, criado para abrir espaços às resenhas, artigos e textos em geral sobre alguma coisa, para falar das minhas impressões sobre o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (MT).

Precisamos trabalhar, precisamos trabalhar muito mais. De noite, de dia, fim de semana, feriado, não importa.

Precisamos desmistificar o cinema, torná-lo palpável. Enquanto não pudermos apalpá-lo será impossível fazer alguma coisa com qualidade. Temos que esquecer os padrões estéticos do mainstream e aprender a lidar com a falta de estrutura (leia-se recursos e equipamentos), assim conseguiremos desenvolver métodos que substituam essas agruras, com qualidade similar ou até superior ao já posto, tendo em vista que estaremos criando uma nova linguagem, uma nova alternativa que descentralizará o cinema, tornando-o acessível a cada vez mais pessoas.

Já ouvi dizer que cinema é um jogo, um jogo que já foi muito caro. Entendo. Mas agora não. Podemos piratear o “software” e usar como quisermos. Acho que o digital fez isso, pirateou o “cinema – película – caro pra cacete” e agora vende o “cinema - digital – câmera até no celular”.

Precisamos trabalhar para formar pessoas que entendam o contexto que estão vivendo e se abram pras novas tecnologias. Um exemplo disso é o Festival Calango, que esse ano vai para sua sexta edição e já está entre os quatro maiores festivais de música independente do país, fazendo frente a um movimento cultural nacional que está renovando toda a música brasileira.

Temos, cineastas, que copiar esse povo. Não devemos passar mais 15 anos fazendo, anualmente, culto à hollywood depois de uma tarde de compras, sem formar sequer um mísero quadro, sem debater alguma coisa útil ou sem nenhuma outra atividade durante o ano.

Sim, isso é uma crítica. Foi um horror assistir os “vídeos do mato” e ver que a única coisa que tem um formato diferente são os vídeos da Próxima Cena, um horror por que os que não buscaram algo diferente também não conseguem reproduzir a estética hollywoodiana, então fazem um cuiabanowood tosco, sem noção e sem futuro.

Por isso digo, temos que trabalhar, temos que trabalhar muito mais. De noite, de dia, fim de semana, feriado, não importa.

Um comentário:

Jan Moura disse...

Concordo em genêro e grau contigo Thiago... já acho o festival dentro de um shopping uma coisa muito popizinha pro meu gosto, cheia de tapetes vermelhos, de glamour, de apresentadores engravatados.. não faz mesmo o estilo desse novo pensamento que o cinema deve buscar. De hollywood estamos cansados.. precisamos é do diferente. Abraços.